Sítio São Judas Tadeu

Proprietários/as: Mauri Joaquim da Silva e Elisangela Martins

Cadeia produtiva de orgânicos, agricultura biodinâmica, preservação ambiental (água e solo) e casa da árvore

Especialidade culinária

Pães, bolos de cenoura e beterraba, patês, sucos naturais, suco verde, chás, panquecas, galinha caipira, saladas de verduras e legumes (as verduras, legumes, ovos e galinhas são ingredientes próprios da nossa horta e do nosso quintal).

Sugestão de atividades

Agricultura Biodinâmica/Orgânica Certificada desde 2011 pela ABD de Verduras e Legumes; Área de Mata Nativa; Educação Ambiental; Viveiro de Mudas; Deck na Árvore; Área para Piquenique Galinha Caipira, Gansos, Peixes, Pássaros e Cachorros; Saborosas comidas feitas com alimentos orgânicos frescos; Feira de Hortaliças e Artesanatos.

Visita guiada e monitorada na propriedade Agrícola Biodinâmica/Orgânica de 2,5 hectares. A visita ensina e conscientiza sobre a preservação do patrimônio ambiental, pois os recursos naturais e a proteção aos mananciais abastece boa parte da população paulistana.

Aprendizagem e vivência de Agricultura Biodinâmica/Orgânica nas oficinas de semear, plantar e colher.

Aula teórica e prática de planejamento de cultivo: época de plantio de vários tipos de verduras e legumes; consórcio de plantas e preparação de solo para plantio e colheitas de sementes. 

Visita pela propriedade: vivenciar o dia-a-dia no campo; conhecer sobre o trato e o bem-estar dos animais e apreciar a paisagem no deck da casa da árvore (espaço perfeito para momentos de reflexões e rodas de conversas).

 Visita no viveiro de mudas e na oficina semear.

Oficina de peças artesanais.

Apreciação da culinária do campo.

História da propriedade

Nascida em uma família de Camponeses, na Cidade de Parelheiros, Mauri ajudava os avós no campo, na agricultura e na criação de animais desde a infância.  Aos 11 anos de idade veio a necessidade de ter um salário mensal, devido às condições familiares. Durante dois anos cuidou do pomar e da horta de um sítio particular.

Seu segundo emprego, onde ficou durante 8 anos, levou ao contato com venenos e adubos químicos em uma plantação de legumes convencional. 

Um amigo o convidou para trabalhar em uma multinacional que gerenciava uma concessionária de automóveis. Iniciou o trabalho lavando carros, fez cursos pela empresa, subiu de cargo e se tornou um técnico de mecânica. Estava tudo dando certo, mas não estava feliz. E foi depois de muito refletir, que decidiu voltar para a roça.

Com as economias e a rescisão trabalhista, arrendou o primeiro terreno e comprou um velho trator. No primeiro ano de trabalho, encontrou muitos desafios: roubaram o motor de irrigação nas vésperas de aguar um plantio importante, omotor do trator fundiu e, diante desta situação, entrou em uma sociedade com um grande produtor convencional da região, porém, não foi promissor. 

Foi então que resolveu plantar como havia aprendido com seus avós: sem adubo e sem veneno, a partir da agricultura Biodinâmica/Orgânica.

Em meados de 2009, conseguiu uma bolsa de estudos de Agricultura Biodinâmica pela Associação Brasileira de Agricultura de Botucatu e UNESP, tendo participação ativa dentro do movimento Biodinâmico na Cidade de São Paulo. Participou da estruturação do primeiro grupo de São Paulo a produzir alimentos Biodinâmicos/Orgânicos. A propriedade tem a missão de ser exemplo de conversão para um Cultivo de Agricultura Biodinâmica/Orgânica. 

Hoje, a área arrendada é destinada a agricultura Familiar Biodinâmica/Orgânica certificada pela SPG – Sistema Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica / ABD – Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica de Botucatu, cujo nome da propriedade é “Sítio São Judas Tadeu”, que faz parte do pioneirismo do movimento orgânico dentro da cidade de São Paulo, tendo certificação desde 2011.

Este movimento é modelo de como é possível converter produção convencional para o sistema Biodinâmico/Orgânico, com responsabilidade, preservação do patrimônio ambiental e proteção aos mananciais que abastece boa parte da população paulistana.

Outra realização, fruto deste envolvimento com a plantação orgânica, é o Espaço Casa da Árvore que construiu junto com sua esposa, Elisangela, um espaço onde a Arte e a Natureza se Encontram. Essa área é destinada à criação de animais, cultivamos mudas, confeccionamos produtos artesanais e acolhimento de visitantes para vivenciar o dia-a-dia no campo e saborear as deliciosas comidas feitas com alimentos orgânicos frescos.

Onde

“Sítio São Judas”
Rua kamezo Ishimoto, 350 metros do número 1000 – Jardim Chácaras Oriente.
Importante: Coloque esta coordenada para chegar: 23°50’47.9″S 46°46’15.1″W

“Espaço Casa da Árvore” – Onde a Arte e a Natureza se Encontram!
Rua Kamezo Ishimoto, 1000 (Rua Doze, 1000 esquina com a Rua Onze) – Jardim Chácaras Oriente.
Importante: Coloque esta coordenada para chegar: 23°50’46.5″S 46°46’27.6″W

Dados físicos

Sítio São Judas Tadeu
Distância do Marco Zero na Praça da Zé: 43,5 Km
Tamanho da propriedade:
Área Total: 7,3736 hectares
Área Agrícola: 2,5 hectares
Área de Preservação Permanente + Reserva Legal: 4,006 hectares
Outras: 1,5 hectares (pousio)

“Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a Natureza se Encontram!”
Distância do Marco Zero na Praça da Zé: 45,5 Km
Tamanho da propriedade: 1 hectare

Como chegar de carro

“Sítio São Judas Tadeu”
Pegue Corredor Norte-Sul, segue em direção para Avenida Interlagos, segue para Avenida Teotônio Vilela, continue para Avenida Sadamu Inoue (Estrada Ecoturísca de Parelheiros), até a Praça de Parelheiros. Continue para Estrada Engenheiro Marsilac, segue para Estrada do Cipó, passando em frente à Padaria Tororó, continue por cerca 2,2 Km, Vire a Direita na Estrada Mathias Schimith, Vire a primeira à direita na Rua Um (Rua kamezo Ishimoto) no Jardim Chácaras Oriente, segue em frente até a Rua Doze número 1000 (os números são aleatórios), onde avistará do lado direito o “Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a Natureza se Encontram!” percorrer cerca 350 metros até avistar do lado direito e esquerdo a Área Agrícola Biodinâmica/Orgânica “Sítio São Judas Tadeu”.

“Espaço Casa da Árvore – Onde a Arta e a Natureza se Encontram!”
Pegue Corredor Norte-Sul, segue em direção para Avenida Interlagos, segue para Avenida Teotônio Vilela, continue para Avenida Sadamu Inoue (Estrada Ecoturísca de Parelheiros), até a Praça de Parelheiros. Continue para Estrada Engenheiro Marsilac, segue para Estrada do Cipó, passando em frente à Padaria Tororó, continue por cerca 2,2 Km, Vire a Direita na Estrada Mathias Schimith, Vire a primeira à direita na Rua Um (Rua Kamezo Ishimoto) no Jardim Chácaras Oriente e segue em frente até a Rua Doze número 1000 (os número são aleatórios), onde avistará do lado direito o “Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a Natureza se Encontram!”.

Como chegar de transporte público

“Sítio São Judas Tadeu”
No Terminal Grajaú, pegar a linha 6099/10 – Divisa de Embu-Guaçu, descer no ponto final entre a divisa dos municípios São Paulo e Embu-Guaçu. Caminhar por cerca 2,3 Km – Seguir em direção a Estrada Mathias Schmidt, virar a primeira a direita na Rua Um (Kamezo Ishimoto) no Jardim Chácaras Oriente, seguir até a Rua Doze número 1000 (os números são aleatórios), onde avistará do lado direito o “Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a natureza se Encontram!”. Caminhar mais 350 metros, onde avistará do lado direito e esquerdo a Área Agrícola Biodinâmica/orgânica “Sítio são Judas Tadeu”.
Duração média do percurso de ônibus: 50 minutos / Duração média da caminhada: 28 minutos.

“Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a natureza se Encontram!”
No Terminal Grajaú, pegar a linha 6099/10 – Divisa de Embu-Guaçu, descer no ponto final entre a divisa dos municípios São Paulo e Embu-Guaçu. Caminhar por cerca 1,9 Km – Seguir em direção a Estrada Mathias Schmidt, virar a primeira a direita na Rua Um do jardim Chácaras Oriente, seguir até a Rua Doze número 1000 (os números são aleatórios) onde avistará do lado direito o “Espaço Casa da Árvore – Onde a Arte e a natureza se Encontram!”
Duração média do percurso de ônibus: 50 minutos / Duração média da caminhada: 23 minutos.

h3>Como chegar com ônibus de excursão

Mesmo trajeto de carro, (ver como chegar de carro). Estacionamento dentro e fora da propriedade.