Sobre o projeto

Acolhendo em Parelheiros

Muitos paulistanos desconhecem que a região de Parelheiros está na cidade de São Paulo. Vários perguntam: quem é o prefeito lá?

Mas Parelheiros não só está na cidade de São Paulo, como é uma região rica em natureza e humanidade. É certo também que é uma região vulnerável em economia, oportunidades, mobilidade, equipamentos culturais e educacionais.

Então há um paradoxo traduzido em riqueza de um lado e faltas de outro. Mas são territórios assim que abraçam com força iniciativas de transformação.

ACOLHENDO EM PARELHEIROS é um projeto de transformação que usa como ferramenta o Agro Turismo Comunitário. Desenvolvido pelo IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, em parceria com a Associação de Agricultores Acolhida na Colônia (Santa Catarina), a Araribá – Turismo & Cultura , o Sesc – São Paulo (Serviço Social do Comércio) e a Cooperapas – Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo.

O Agroturismo Comunitário promove transformações de renda, educação, entretenimento, cultura, solidariedade participativa.

Renda – Possibilita que o pequeno agricultor orgânico complemente sua renda, ao mesmo tempo que dá  oportunidade para ele mostrar ao turista o propósito de fazer o que faz.

Educação – Possibilita que o turista aprenda vivenciando os cuidados com a terra, as tecnologias sustentáveis dos manejos, as soluções criativas e inovadoras. Tudo isso tendo como base a permacultura.

Entretenimento – Possibilita o prazer de vivenciar a natureza, provar alimentos orgânicos e agroecológicos saborosos, observar galinhas, porcos, burros, entre outros.

Cultura – Possibilita a observação dos modos, costumes, sabedorias da vida rural. Expressões, ditos populares, narrativas de trabalho e vida.

Solidariedade participativa – Possibilita testemunhar o valor e a prática da solidariedade entre os agricultores participantes do Acolhendo em Parelheiros. Uns ajudando outros. Outros ajudando uns.

PENSAR GLOBAL, AGIR LOCAL

 

VEJA O VÍDEO

Contatos

Araribá Turismo & Cultura
acolhendo@arariba.com
(11) 31205937
arariba.com 

IBEAC
(11) 38643133
ibeac@ibeac.org.br
www.ibeac.org.br