Sítio Oyama

Proprietários: Pedro Oyama e Kyoko Oyama

Agrofloresta, produção orgânica (hortaliças e cogumelos), preservação ambiental (água – nascente), processo de produção de mudas

Especialidade culinária

Pastel de broto de bambu; Torta de broto de bambu; Conservas de gengibre e alho chines; Cozinha japonesa. 

Sugestão de atividades

Plantio de verduras, frutas e legumes orgânicos e Biodinâmicos; Junho e Julho florada da cerejeira ornamental em volta do sítio; Plantio de legumes no verão; Plantio da soja anual; Colheita do broto de bambu em Outubro; Colheita do broto de bambu em Janeiro e Fevereiro; Plantio de Flores, Dália e cravos; plantio de verduras e legumes com excursões de escolas; plantio de mudas de frutíferas; Semeadura na bandeja de plástico de diferentes tipos de verduras e legumes. 

História da propriedade

Fundada por Jinnosuke Oyama, avô dos atuais proprietários, o sítio Oyama era uma granja que aos poucos foi se tornando um local de plantio de várias hortaliças.

Está situado no extremo sul da capital, bem perto da bacia do Guarapiranga e do Ribeirão Caulim, em Parelheiros, na qual é conhecida pelos seus mananciais e minas de água limpa.

30% da produção de água da Billings e Guarapiranga se destina a cidade, Parelheiros também é conhecida pela sua rica fauna e flora bem típicas da mata atlântica.

Dentro dessa região tão rica fica o sítio Oyama, que em um pequeno lugar de mais de 2,0 hectares produz e vende mais de 20 diferentes tipos de verduras e legumes e poucas frutas de época. Foram os pioneiros no sistema de certificação pelos sistemas participativo OCS e SPG, nesta última sendo certificados pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD de Botucatu). Em 2019, a propriedade foi certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Já são mais de 10 anos de manejo orgânico na propriedade.

Onde

Rua Estalides , 600, Parelheiros, São Paulo-SP. CEP 04888-120

Dados físicos

Distância do Marco Zero na Praça da Sé:
Tamanho da propriedade – Área total: 2,4 hectares
Plantio Orgânico: 1 hectare de plantio de hortaliças
05 hectare de área preservada
0,5 hectare de área de agrofloresta
0,2 de frutíferas

Como chegar de carro

Pela avenida Sadamu Inoue, sentido bairro entrar à esquerda na rua da 25 DP e seguir a estrada de asfalto até o final em uma descida entrar a esquerda onde tem um funileiro, passando o funileiro em seguida tem um campo de futebol, passando o campo de futebol em 500 mts é a entrada do sítio. Onde tem uma placa com o número 600

Como chegar de transporte público

No terminal Parelheiros, pegar circular bosque do sol e descer na última parada que é o funileiro.

Como chegar com ônibus de excursão

A propriedade não dispõe de local de parada para ônibus de excursão a não ser 500 metros antes do sítio.