Santa Edwirges
Proprietária: dona Irma
Horta, pomar, galinheiro, comida da roça. Oficina e produção de temperos e especiarias. Feirinha orgânica e agroecológica com produtos da dona Irma e de parceiros
Especialidade culinária
Cozido com galinha caipira da propriedade, feito no fogão à lenha. Bolo de mandioca com coco, biscoitos mineiros, doces caseiros. Biscoito de polvilho da dona Irma, o mais famoso de Parelheiros.
Sugestão de atividades
Visita à horta orgânica e agroecológica: alface, agrião, couve, brócolis, escarola, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, ora-pro-nóbis, inhame, abóbora, mandioca, batata doce, erva doce. Visita ao pomar orgânico: banana, jabuticaba, caqui, acerola, abacate, limão, cidra, seriguela. Visita ao galinheiro caipira. Oficina de produção de especiarias: colorau feito com urucum, açafrão seco e moído, gengibre em conserva e em pó.
Dona Irma em ação
Senta que lá vem a história:
Dona Irma nasceu na cidade de Pedralva, sul de Minas Gerais, em 1941. Filha de agricultores, ela e seus 11 irmãos, desde a infância, tiveram contato com a agricultura familiar e com a alimentação saudável. Todos os filhos ajudavam em casa e foram estimulados, pelos pais, a trabalhar com a terra e ao mesmo tempo estudar. O pai nunca deixou a filha largar os estudos mesmo a menina tendo que andar diariamente 12 km para chegar na escola.
O nome dado à chácara, Santa Edwirges, veio por conta da promessa feita à santa (protetora dos endividados) de homenageá-la ao saldar dívidas altas contraídas com a compra da propriedade.
Anos depois mudou-se para São Paulo para fazer o curso de Auxiliar de Enfermagem. Formada, trabalhou por 33 anos no Hospital Beneficência Portuguesa, no bairro da Bela Vista. Comprou a Santa Edwirges em 1985. Mas só foi morar na chácara ao se aposentar em 2001. Viúva desde 1990, dona Irma cuida de toda a produção com muito trabalho e dedicação.
O nome dado à chácara, Santa Edwirges, veio por conta da promessa feita à santa (protetora dos endividados) de homenageá-la ao saldar dívidas altas contraídas com a compra da propriedade.
Além do dom para plantar, dona Irma também herdou da mãe e das avós o prazer pela culinária. Cozinheira de mão cheia, é conhecida pelo “cozido” que fica horas no fogão à lenha, além da galinha caipira do próprio galinheiro, os biscoitos mineiros de receita da família e o famoso bolo de mandioca com coco, tudo originário da sua propriedade.
Onde
Estrada da Ponte Seca, 52, Chácara Santa Edwirges
Nova Parelheiros, São Paulo – SP, CEP: 04896-000.
Dados físicos
Distância do Marco Zero na Praça da Sé: 45 km.
Tamanho da propriedade: 4.400 metros quadrados.
Como chegar de carro
Do terminal de ônibus Varginha seguir pela Avenida Sadamu Inoue (Estrada Ecoturística de Parelheiros) até a Praça de Parelheiros. Continuar pela Avenida Engenheiro Marsilac até bifurcação que indica sentido Marsilac. Pegar à esquerda. Continuar pela Engenheiro Marsilac passando pelo Bairro Embura . Mais à frente, na altura do km 49, virar à direita na Estrada da Ponte Seca (estrada de terra). Seguir por 200m até a chácara Santa Edwirges.
Duração média do percurso: 30 minutos.
Como chegar de transporte público
No terminal de ônibus Varginha, pegar o ônibus Marsilac, descer no ponto 49 da Estrada da Ponte Seca. Entrar na Estrada da Ponte Seca (estrada de terra) e seguir, a pé, por cerca de 200 metros até a chácara Santa Edwirges. Duração em média do percurso: 50 minutos.
Como chegar de ônibus de excursão
Mesmo trajeto do carro (ver como chegar de carro).