Planta Feliz
Proprietários/as: Adriano Sgarbi e Marina S. de Camargo
Usina de compostagem, biodiversidade, mata atlântica, oficinas de educação ambiental, pequenas trilhas, colha e pague, produção orgânica, armazém com produtos da região.
Especialidade culinária
Pão de fermentação natural, coalhada de kefir, geleias de frutas da nossa agrofloresta e outros produtos em parceria com outras propriedades da Associação Acolhida São Paulo.
Sugestão de atividades na propriedade
Trilhas, contemplação da natureza, aprendizagem, visita à horta com possibilidade de colha e pague, plantio, oficinas de compostagem, estudo da vermicultura, observação de animais como aves, macacos, entre outros e estudo do meio.
História da propriedade
A propriedade foi comprada em 1940 pelo empresário Max Satzke, fundador junto a Alexandre Eder, do Frigorífico Santo Amaro/Eder SA. Refugiados da primeira guerra, vindos da Alemanha, se tornaram proprietários do frigorífico Santo Amaro/Eder SA em junho de 1923, pioneiros no Brasil com a produção de embutidos, conquistaram o mercado com a qualidade de seus produtos.
O sítio foi um dos imóveis do empresário Max Satzke com atividades em criação de porcos, olaria, plantio e lazer.
Após o falecimento dos fundadores, a sociedade foi desfeita por seus filhos em 1986.
A propriedade hoje é dividida entre Max Rudolf Satzke e Carlos Alberto Sgarbi, netos de Max Satzke.
Em 2019, Adriano Sgarbi, bisneto de Max Satzke, identificou um potencial uso de uma das áreas da propriedade (hoje a Planta Feliz), para implementação de compostagem e vermicompostagem na antiga pocilga.
O negócio Planta Feliz, idealizado por Marina Sierra de Camargo, surgiu em 2015, com a venda de adubo produzido por ela, no jardim de casa com composteira doméstica, que se tornou um negócio de bairro.
Em 2017, Adriano e Marina tiveram a Valentina e mudaram-se para o sítio em 2018, para se dedicar ao sítio em busca de uma melhor qualidade de vida.
Em 2019, Marina, já casada com Adriano, abdicou-se de seu trabalho na área de educação e juntos fundaram a Planta Feliz Adubo, hoje, uma empresa inovadora no gerenciamento de resíduos na capital de São Paulo.
A Planta Feliz, pensando na sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida, consegue fechar o ciclo do alimento, transformando resíduos orgânicos em adubo, plantando e colhendo frutos e vida daquilo que muitos pensam ser “lixo”.
Em 2020, iniciaram a coleta de resíduos orgânicos, a produção de adubo e também horta orgânica visando o turismo rural.
Onde
Av. Prof. Herman Von Ihering, 6000 – Jd. Casa Grande – CEP 04870-423
Dados físicos
Estamos a 32 km do centro de São Paulo, somos vizinhos do Solo Sagrado (Igreja Messiânica).
Tamanho da propriedade: 42 mil m2. Estamos de frente para a represa Guarapiranga, temos uma nascente e uma área de preservação de Mata Atlântica.
Como chegar de carro
Seguir pela Teotônio Vilela até a Av. Jaceguava. Siga até a Escola Prof. Carlos Cattony, quando chegar na escola entre na Av. Prof. Hermann Von Ihering, passando a entrada do Solo Sagrado da Igreja Messiânica, estaremos 100 metros à esquerda. Pode entrar em nossa porteira e seguir as placas Planta Feliz!
Como chegar de transporte público
Descer no terminal Varginha pegar o ônibus Messiânica e ir até o ponto final. Estamos a 1,7 km de distância do ponto final.
Como chegar com ônibus de excursão
Mesmo trajeto de como chegar de carro, em nosso espaço tem estacionamento para ônibus, só ressaltamos que da porteira até a Planta Feliz tem aproximadamente 1 km de estrada de terra.