Chácara Santa Ana

Proprietários: Leila Botelho e Geraldo Botelho

Agricultura familiar, frutíferas, produção de cambuci, bosque nativo, viveiro de mudas nativas, observação de pássaros e da mata atlântica.

Especialidade culinária

Alimentação saudável com base de cambuci e pancs, produtos orgânicos colhidos na horta e/ ou de propriedades vizinhas. 

Sugestão de atividades na propriedade

Visita pedagógica sobre sistema agroflorestal, alimentação saudável e cultivo orgânico e agroecológico, trilha na mata atlântica, visita a produção de cambuci nativo, barracão de vendas, artesanatos e aprendizagens sobre mudas e frutíferas. 

História da propriedade

Nascida na zona sul, em Santo Amaro, Leila Botelho, paulistana, filha de Ana e de Francisco, dois nordestinos migrados da Bahia, é proprietária da Chácara Santa Ana. É casada com Geraldo.

Em 2007, ela e o marido decidiram comprar esta chácara para realizarem um sonho antigo de viver em contato com a natureza, contribuindo para a sua preservação. Esse também foi o grande sonho de seus pais. 

Assim surgia a Chácara Santa Ana, cujo nome nasceu de uma homenagem à sua mãe, que amava seu nome de batismo e também à minha devoção. Em 2009, se casaram na Paróquia Santa Ana, localizada no Jd. Primavera.

Sua mãe ensinou desde a infância a ter amor pela terra e a respeitar o valor da água. Mesmo tendo acesso à água encanada e tratada pela Sabesp, ela sempre coletou e reaproveitou a água da chuva, prática que até hoje se conserva na chácara.

Colocaram em prática todos os ensinamentos de seus pais e aprenderam a amar cada dia mais a vida rural.

Em 2018, Leila se candidatou ao Conselho Participativo da Subprefeitura de Parelheiros, conhecendo a Adessampa durante a Feira do Empreendedor no Ceu — Parelheiros. Também participou do curso THE STUDIO, promovido por essa instituição. 

Nessa época, ela e o marido estavam iniciando trabalhos com artesanato em Bambus e, daí, nasceu a “BAMBU ART S”. Já morando na chácara, o amor e dedicação à terra foi aumentando até que a atenção foi despertada para um fruto diferente que havia na propriedade: o CAMBUCI.

Na medida que fomos vencendo o desconhecimento sobre esse fruto, aumentava o desejo de plantar mais árvores dessa espécie. Com a dificuldade de encontrar mudas da espécie, começaram a produzir as próprias e, pouco a pouco, a atender os pedidos de mudas de Cambuci que recebiam. Seu marido estudou a espécie e através de muita pesquisa foi progredindo no trato com a planta. 

Em 2019, apresenta o projeto “Semeando Cambuci” ao “Ligue os Pontos” e é escolhido. 

Em 2021, diante de tantas dificuldades e da pandemia, sediaram cursos do Senai na propriedade Chácara Santa Ana.

Neste mesmo ano, integram o projeto “Acolhendo em Parelheiros” e se associam à Associação Acolhida São Paulo.  

Na Chácara Santa Ana, o casal aguarda sua visita para experienciar um pouco mais dessa história. 

IMG_9566
IMG_9563
IMG_9575
IMG_9602
IMG_9785
IMG_9813
IMG_9465

Onde

Estrada Ponte Seca, 32 – CEP: 04891-360.

Dados físicos

35 km de distância do Autódromo de Interlagos.
Tamanho da propriedade: 4 mil m ², 2 mil de mata atlântica nativa preservada, 1m de pomar em SASF.

Como chegar de carro

Acessar a Marginal Pinheiros ou a Av. Washington seguir pela Av. Teotônio Vilela até pegar estrada Ecoturística de Parelheiros Ecoturismo até a estrada de Engenheiro Marsilac km 49.

Como chegar de transporte público

Ônibus: Marsilac 6L01-10
São 24 pontos que dão mais ou menos 24 minutos.
Depois descer na estrada engenheiro Marsilac, estrada ponte seca 2 e andar por 5 minutos que dá 500 m.

Como chegar com ônibus de excursão

Desembarcar na Estrada ponte seca, 32 rua de terra ( 200m do asfalto) e subir 200m a pé até a entrada da propriedade. Carros de passeio e vans podem subir e desembarcar no estacionamento gramado da propriedade.