Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Gestores

Bruno Souza, Ketlin Santos, Rafael Simões, Sidineia Chagas, Silvani Chagas.

Atividades

Mediação de leitura. Jogos de charadas e gincanas literárias. Cantigas de roda. Roda de conversa acerca da literatura como fruição e direitos de todos. Visita ao Cemitério de Colônia, construído em 1829. É considerado o mais antigo cemitério protestante do Brasil. Tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade

O que é

A Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura foi inaugurada, em 2009, pelo IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário. Desde seu começo contou com a dedicação e criatividade de jovens de Parelheiros, os chamados Escritureiros. O primeiro acervo adquirido deu vida ao espaço. O coletivo passou a desenvolver práticas de mediação de leitura e visitas programadas a grandes livrarias e espaços culturais da cidade. Graças a uma parceria com o Cemitério de Colônia, a Biblioteca ocupa a antiga casa do coveiro, desativada pela administração do Cemitério.

O espaço da Biblioteca passou por intervenções de melhoria, sempre com o apoio da comunidade. Entre essas intervenções: a construção de um banco circular, pintura com tinta de terra, reforma do banheiro. Sempre fazendo uso de materiais ecologicamente corretos.

Além do tradicional empréstimo de livros, a Caminhos da Leitura é um local de encontro para quem quiser desfrutar de saraus, cortejos literários, charadas e gincanas literárias, rodas temáticas com autores. Além de diversas oficinas culturais de escrita, leitura, cultura & cidadania, formação de mediadores.

Aberta a todos os públicos. Sua gestão é feita por jovens de Parelheiros. Reconhecida como Ponto de Cultura na região.

IMG_6939
IMG_6940
IMG_6947
IMG_6949
IMG_6957
IMG_6969
IMG_6970
IMG_6973
IMG_6991
IMG_7015
IMG_7017
IMG_7018
IMG_7038
IMG_7041—Cópia
IMG_7045
IMG_6913
IMG_6916
IMG_6936

Onde

Rua Sachio Nakao, 28, Bairro do Colônia, Parelheiros, São Paulo / SP. CEP 04892-170.

Dados físicos

Distância do Marco Zero da Praça da Sé: 42 km.
Tamanho do espaço: 250 metros quadrados.

Como chegar de carro

Da Prefeitura Regional de Parelheiros seguir pela Avenida Sadamu Inoue (Estrada Ecoturística de Parelheiros) até a praça de Parelheiros. Virar à esquerda na Estrada da Colônia. Seguir em direção à Estrada do Pedro Rocha A. Colina, virar à direita na Rua da Colônia Alemã, virar à direita na Rua Sachio Nakao. Passar o Cemitério. Pronto, você chegou na Caminhos da Leitura.

Como chegar de transporte público

No Terminal de Santo Amaro pegar ônibus 6L05/10. Ou no Terminal Parelheiros pegar ônibus 6073/10. Esses dois ônibus têm parada na Rua Carlos Frasquinho, 288 (ponto da Bicicletaria /Chaveiro). Descer do ônibus e andar 180 metros pela Rua Sachio Nakao até o Cemitério de Colônia. Ao lado está a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura.

Como chegar de ônibus de excursão

Mesmo trajeto do carro (ver como chegar de carro).