Quinta Estação
Proprietários: Alan Charles Leblanc , Arpad Spalding Reiter e Mauro Spalding
Lindos canteiros com frutas subtropicais. Mandala de ervas medicinais e aromáticas. Viveiro de mudas. Área de compostagem. Fossa séptica biodigestora. Galinhas.
Especialidades culinária
Pães de fermentação natural. Cozidos e assados. Deliciosas saladas e sucos variados.
Sugestão de atividades
Trilha. Visita à horta. Visita ao pomar. Visita ao viveiro de mudas. Visita ao galinheiro. Oficina de plantio e colheita. Oficina de noções de compostagem. Conhecimento do sistema de saneamento alternativo. Compra de frutas e PANCs (plantas alimentícias não convencionais).
Olha o vídeo
Senta que lá vem a história
Em 2013, quatro amigos, Alan, Arpad, Mauro e Diogo Janha Tsukumo se encontraram e conversaram sobre dar um novo sentido a suas vidas. Decidiram comprar em sociedade um sítio. Depois de procurar muito, encontraram um terreno de cerca de 310 mil metros quadrados.
O lugar estava praticamente abandonado e os amigos deram início às reformas. Reestruturaram a casa, ao mesmo tempo que começaram a produção. Foram concretizando o sonho do desenvolvimento local, por meio da plantação orgânica e agroecológica, do agroturismo e da proteção ambiental. Entraram para a Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo) e deram início à comercialização.
Hoje, salta aos olhos a mudança na propriedade que conta com áreas de plantação orgânica e agroecológica, saneamento alternativo, espaço confortável para cursos e eventos, galinheiro, mandala de ervas, trilha, compostagem, entre outros recursos. E há muitos planos pela frente.
Onde
Estrada da Ponte Alta, 5.600, Bairro Estrada da Ponte Alta, Parelheiros, São Paulo – SP. CEP 04891-365.
Dados físicos
Distância do Marco Zero na Praça da Sé: 55 km.
Tamanho da propriedade: 310 mil metros quadrados.
Como chegar de carro
Do terminal de ônibus Varginha seguir pela Avenida Sadamu Inoue (Estrada Ecoturística de Parelheiros) até a Praça de Parelheiros. Continuar pela Avenida Engenheiro Marsilac até a bifurcação que indica sentido Embura/Marsilac/Borboletário. Pegar à esquerda. Continuar pela Engenheiro Marsilac. Chegando no Bairro Embura, depois a igreja, pegar saída à direita. Continuar em frente até à estrada de terra. Após a ponte sobre a linha do trem pegar à direita e seguir a placa do Borboletário. Passando o Borboletário, percorrer cerca de 1,5 km até avistar, do lado direito, o portão de madeira do sítio Quinta Estação, número 5.600.
Duração média do percurso: 60 minutos.
Como chegar de transporte público
No terminal de Parelheiros, pegar o ônibus Jardim dos Eucaliptos 6L02/10. Pedir para descer no “Asa Branca”, caminhar a pé na estrada de terra, por 2 km, até chegar ao sítio Quinta Estação.
Duração média do percurso: 1h30.
Como chegar de ônibus de excursão
Mesmo trajeto do carro (ver como chegar de carro).
Estacionar na estrada. Não há como estacionar ônibus dentro da propriedade.