Paulina Fidêncio

Proprietário: Ismael Fidêncio Helfstein

Mata nativa. Nascente de rio. Bananal. Horta rica em exemplares orgânicos e agroecológicos. Árvore Sapopemba

Especialidade culinária

Variadas saladas orgânicas. Alimentos preparados com palmito Jussara e broto de bambu da própria propriedade. Frutas e sucos diversos.

Sugestão de Atividades

Realização de trilha. Visita à nascente do rio. Visita ao bananal. Desfrute da árvore Sapopemba. Oficina de manejo de cobertura morta e de mudas.

Proprietário: Ismael Fidêncio Helfstein

Senta que lá vem a história

O avô materno de Ismael Fidêncio, seu Amaro, chegou no bairro do Embura, Parelheiros, em 1890. Ele foi o primeiro morador e se tornou proprietário de quase todo o Embura, por meio da concessão de título pelo Governo. Sua filha, Paulina Fidêncio casou-se com Marcilio Helfstein e tiveram 13 filhos. Um deles é o Ismael, casado com a Josefina.

Criança é como uma planta, você tem que dar liberdade para ela crescer.

Nascido em 1949, Ismael foi criado na roça. Ele tem uma recordação especial de sua mãe, Paulina. Certa vez, ela apontou para a incrível árvore Sapopemba que há no sítio e disse para o filho: “Cuide bem da Sapopemba, ela fará você ver coisas.” Hoje, Ismael acredita que a mãe deu liberdade para ele olhar e ver o que quisesse. Ele complementa: “Criança é como uma planta, você tem que dar liberdade para ela crescer.”

Ele gosta de observar como as crianças olham admiradas para a Sapopemba. “Essa árvore é uma atenção divina. A pessoa tem que olhar para cima e respeitar mais, ter mais dedicação. A natureza é para todos.”

Ismael foi um agricultor convencional, até que, em 2012, conheceu a agricultura orgânica e agroecológica por meio de um curso de educação ambiental da 5 Elementos e com o incentivo da Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros. A partir daí, vencendo uma certa resistência inicial, ele começou o plantio orgânico e agroecológico. E se convenceu que a agroecologia é uma prática muito melhor, ao perceber os benefícios na saúde humana e na natureza. Na atualidade, ele faz parte e vende para a Cooperapas – Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo.

IMG_6264
IMG_6271
IMG_6272
IMG_6284
IMG_6290
IMG_6296
IMG_6162
IMG_6171
IMG_6177
IMG_6183
IMG_6185
IMG_6187
IMG_6191
IMG_6194
IMG_6231
IMG_6233
IMG_6246
IMG_6252

Onde

Rua da Servidão, 785 (altura do 399 da Estrada da Ponte Alta). CEP 04891-270, Parelheiros, São Paulo – SP.

Dados físicos

Distância do Marco Zero na Praça da Sé: 46 km.
Tamanho da propriedade: 55 mil metros quadrados.

Como chegar de carro

Do Terminal de ônibus Varginha seguir pela Av Sadamu Inoue (Estrada Ecoturística de Parelheiros) até a Praça de Parelheiros. Continuar pela Avenida Engenheiro Marsilac até bifurcação que indica sentido Embura/Marsilac. Pegar à esquerda. Continuar pela Engenheiro Marsilac. Ao passar pelo Bairro Embura, virar à direita na Estrada da Ponte Alta. Na altura do número 399, virar à esquerda na Rua da Servidão – onde tem a placa Sítio Cisalpina (em frente à torre da Oi). Seguir 1 km pela estrada de terra até o final. Pronto, você chegou no sítio Paulina Fidêncio.
Duração média do percurso: 40 minutos.

Como chegar de transporte público

No terminal de ônibus Varginha, pegar o ônibus Marsilac. Descer no ponto da Praça do Embura. Seguir a pé até a Estrada da Ponte Alta número 399. Virar à esquerda na Rua da Servidão onde tem a placa Sitio Cisalpina (em frente à torre da Oi). Seguir, cerca de 1 km, pela estrada de terra até o final. Pronto, você chegou no sítio Paulina Fidêncio.
Duração média do percurso: 1 hora.

Outra opção é pegar o ônibus Jardim dos Eucaliptos 6L02/10 no Terminal Parelheiros e descer no ponto da Torre da Oi, na Estrada da Ponte Alta, altura do número 399. Virar à esquerda na Rua da Servidão onde tem a placa Sitio Cisalpina (em frente à torre da Oi). Seguir, cerca de 1 km, pela estrada de terra até o final. Pronto, você chegou no sítio Paulina Fidêncio.

Como chegar de ônibus de excursão

Mesmo trajeto do carro (ver como chegar de carro).
Estacionar próximo do sítio.